• Warka Water – gerador de água
  • Uma ideia fantástica criada por arquitetos italianos para colher água potável da atmosfera em aldeias remotas pretende ser colocada em prática pelo mundo.

    warka-water

    Dois arquitetos italianos, Arturo Vittori e Andreas Vogler, do estúdio Architecture and Vision desenvolveram uma incrível torre de água feita a mão com materiais naturais.  O projeto experimental, intitulado Warka Water 2, foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012, e é voltado para populações rurais de países em desenvolvimento. O nome é inspirado nas figueiras gigante etíopes chamadas ‘Warka’ tradicionalmente utilizadas em reuniões públicas nas aldeias.

    2

    O sistema  é constituído por uma torre de 12 m de altura, que recolhe a umidade do ar por condensação e deposita a água em um recipiente, podendo gerar cerca de 100 litros de água/dia. A montagem da torre não é complicada, pois sua estrutura é baseada principalmente em bambu e um revestimento de plástico reciclado, composta por cinco módulos que podem ser instalados de baixo para cima por algumas pessoas, sem a necessidade de andaimes e pesa 90 kg. A forma cônica da torre melhora a estabilidade e otimiza o transporte de água. A “coroa” é projetada para manter as aves afastadas.

    warka-water-2 warka-water-3 warka-water-9

    Essa Fantástica e simples invenção já está sendo utilizada inicialmente na Etiópia, esperemos que se espalhe para o mundo.

     

    Página do projeto no Facebook

    Vídeo do projeto em inglês

    Fonte: yogui.co

    Terça-feira, 18 de novembro de 2014.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    sete × 4 =