• Tubarão-duende: fóssil sobrevivente
  • Esta espécie, chamada de tubarão-duende (Mitsukurina owstoni), é considerada rara e pouco conhecida pelos cientistas, principalmente  por habitar águas profundas.  Vive no oeste do Oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do Oceano Atlântico. Habitam encostas superiores continentais, cânions submarinos, e montes submarinos em todo o mundo a uma profundidade superior a 100 m. Os adultos da espécie foram encontrados em águas mais profundas do que os juvenis.

    Muitas vezes chamado de “fóssil vivo”, o tubarão-duende é o único representante sobrevivente da família Mitsukurinidae, uma linhagem de cerca de 125 milhões de anos. Foi avistado menos de 50 vezes desde a sua descoberta em 1898.

    Tubarões-duende podem atingir até 4 metros de comprimento e chegar a pesar 159 kg. Eles têm o corpo semi-fusiforme com um longo focinho achatado incorporado por minúsculas células sensoriais e a boca contendo dentes longos e lisos na frente e dentes traseiros adaptados para esmagar seu alimento. Sua coloração é rosácea, única entre eles, devida aos vasos sanguíneos debaixo de uma pele semi-transparente (que infecciona com facilidade). As barbatanas têm aparência azulada.

    Alimentam-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam o fundo do mar. Até 25% do peso do tubarão-duende pode ser o seu fígado. Esta característica é semelhante a de outros tubarões, como o tubarão-frade e o tubarão-cobra, e contribui para seu dinamismo, que, como todos os tubarões, carecem de uma bexiga natatória.

    Assista abaixo ao vídeo de um tubarão-duende filmado vivo em seu habitat natural.

    Um dos últimos registros foi na costa do Rio Grande do Sul, Brasil. O exemplar foi encontrado, morto, por um barco de pesca a 400 metros de profundidade no dia 22 de setembro de 2011 e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

     

     

    Fonte: Wikipedia

    Domingo, 25 de agosto de 2013.

     

  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    4 + nove =