• Sincelo da morte
  • Uma equipe de repórteres da BBC (Hugh Miller e Doug Anderson) conseguiu documentar  na Antártica um “sincelo da morte” (brinicle em inglês). Este fenômeno incomum consiste em uma enorme coluna de gelo que, quando toca o fundo do oceano, congela e mata todos os seres vivos em sua volta.

     IceFingerofDeath_interna

    Os brinacles são encontrados tanto no Ártico como na Antártida e precisam de certa calmaria para serem formados, além de diferenças da temperatura da água e do ar.  As temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, a água salgada tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca estalactite (sincelo). À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.

    Quando o brinacle toca o chão o gelo se espalha pelo fundo do mar, destruindo tudo à sua volta. Ouriços, estrelas-do-mar, anêmonas e outros seres marinhos morrem instantaneamente, nem tanto pelo choque térmico, mas por se verem envolvidos nessa ‘teia de gelo’ que alastra e da qual não conseguem se libertar.

    _56860983_hughmillertimelapsebrinacle-4

    Apesar dos locais de difícil acesso, os repórteres da BBC conseguiram montar as câmeras  e filmaram a primeiras imagens de um brinicle se formando.

    “Esse local particular foi difícil de chegar. Foi um longo caminho desde o buraco e foi bastante estreita, por vezes, entre o fundo do mar e do gelo”, explicou Miller.

    “Eu me lembro de ser uma luta … Todo o kit é muito pesado, porque tem de se sentar no fundo do mar e não se mover por longos períodos de tempo.”

    Mas os esforços foram recompensados com estas incríveis imagens.

    Fonte: BBC / Hypeness

    Quinta-feira, 02 de janeiro de 2014.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    quatro − = 3