• Semana Mundial da Água começa na Suécia
  •    De 26 a 31 agosto de 2012 Estocolmo sediará a Semana Mundial da Água que ocorre desde 1991 e a cada ano oferece uma oportunidade única para a troca de opiniões, experiências e práticas entre as comunidades científica, empresarial, política e civil. Organizada pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI), neste ano o tema está sendo “Água e Segurança Alimentar”. Aproximadamente 2600 participantes de 130 países se reúnem em Estocolmo todo ano para discutir assuntos de interesse global, como mudanças climáticas e uso consciente da água, entre outros.

       De acordo com Per Bertilsson, diretor executivo do Instituto, o grande desafio do evento será encontrar respostas concretas para a crise hídrica no planeta, pois os desafios globais da água são tão numerosos quanto multi-facetados e por isso as soluções geralmente dependem de diálogo e cooperação entre diferentes atores que integram a sociedade. Ele salientou ainda que a agricultura é o setor que mais consome água, respondendo por 70% das retiradas globais de água doce. A disponibilidade de água já limita a produção na agricultura em muitas regiões do mundo.

       A estimativa das Nações Unidas é que, até 2015, ao menos 11% da população mundial (cerca de 783 milhões de pessoas) continuará carente de água potável. Atualmente a rede de esgoto não é acessível para 1,1 bilhão de pessoas e cerca de 4 mil crianças morrem diariamente por doenças diarréicas associadas à falta de qualidade da água. A ONG WWF-Brasil afirma que o país (que tem cerca de 14% de toda água doce disponível) é peça chave no “quebra-cabeça da conservação do planeta”. A legislação brasileira sobre a água é moderna, “mas é preciso avançar na sua implementação especialmente considerando os impactos das mudanças climáticas”.

    Escassez de Água   

       Além da Semana Mundial da Água que está acontecendo esta semana, outros eventos globais anuais e locais marcam a importância de se discutir assuntos relacionados a água. Em março deste ano, aconteceu o 6° Fórum Mundial da Água – o maior evento mundial relacionado ao tema – em Marselha, França. Realizado a cada três anos, o Fórum reúne participantes de todos os lugares em busca de soluções sustentáveis para os desafios mundiais da água e é considerado o maior evento sobre água.  A Assembléia Geral da ONU declarou todo dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água e que 2013 seria o Ano Internacional de Cooperação da Água.

       Então, no próximo ano vamos ficar atentos a mais uma oportunidade de discussão sobre este tema tão importante.

     

    Assista na íntegra as palestras do encontro: World Water Week

     

     

    Fonte: EcoD  e Jornal do Evento

     

     

  • em Blog + Eventos
  • Deixe uma resposta


    cinco + = 10