• Sachê descontaminador de água
  • Chega ao Brasil produto social que transforma água contaminada em água limpa.

    Estima-se que cerca de um bilhão de pessoas sofram com a falta de água potável no mundo. Mulheres, jovens e crianças que vivem em países em desenvolvimento chegam a andar seis quilômetros todos os dias para coletar água contaminada para suas famílias. A falta de água potável ainda é uma questão importante, atingindo mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, causando diversas doenças como cólera, disenteria e febre tifóide.

    Para tentar combater doenças como a diarreia, que são consequência do consumo de água impura, responsáveis por mais mortes de crianças no mundo do que o HIV e a malária juntos, a P&G desenvolveu um produto social inovador chamado P&G Sachet, que transforma água contaminada em água limpa.

    O P&G Sachet não será vendido e faz parte da principal ação de responsabilidade social da empresa, o Programa Água Pura Para Crianças, que já entregou mais de 7,8 bilhões e meio litros de água purificada em todo mundo (com a ajuda de diversos parceiros). No Brasil, a iniciativa vai contemplar inicialmente o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do país onde pessoas sofrem diariamente com a falta da água potável. Até 2015, a meta é fornecer 22 milhões de litros de água potável no Brasil. Cada família receberá o produto para obter água potável por um ano inteiro.

    A P&G Brasil inicialmente fornecerá 2,2 milhões de P&G Sachet, sendo 1,7 milhão a serem distribuídos pela ONG parceira, a Child Fund, e os 500 mil restantes serão usados em situações de emergência, como enchentes e deslizamentos de encostas. O objetivo é atender 24.250 pessoas ao fornecer 18 milhões de litros de água purificada em 4.850 mil domicílios da região. “Com isso, esperamos reduzir na região a incidência de doenças transmitidas em função da ingestão de água contaminada”, afirma Juliana Gattaz, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da P&G.

    O Walmart Brasil, em parceria com a P&G, desenvolveu uma promoção para incentivar os consumidores a contribuírem com o Programa Água Pura Para Crianças. Por meio da promoção Doe Água Limpa, a cada produto das marcas P&G comprada na rede, será doado o equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa.

    Como funciona?

    Baseado em uma tecnologia similar aos sistemas de saneamento municipais, o sachê foi desenvolvido pela P&G em colaboração com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC – U.S. Centers for Disease Control and Prevention).

    Para purificar a água, o conteúdo do P&G Sachet (em pó) deve ser despejado em um recipiente com dez litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por cinco minutos e aguardar mais cinco minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma simples camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para que o bactericida do produto faça efeito e pronto. Em 30 minutos uma água barrenta ou contaminada se transforma em água limpa para o consumo.

    A empresa garante que a tecnologia criada remove microorganismos patogênicos e material sólido, tornando a água contaminada limpa e potável.

    Fonte: Ciclo Vivo

    Terça-feira, 20 de janeiro, de 2015.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    6 − três =