• Rios Voadores
  • Você sabe o que são rios voadores?

    O termo pode soar um tanto fantasioso, mas na verdade se trata de um fenômeno bem real. Em termos gerais, os rios voadores são cursos invisíveis que transportam umidade e vapor d’água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. E quando falamos em água, falamos de grande quantidade.

    Esses rios “voadores” carregam um volume equivalente a 4 trilhões de caixas-d’água de 1000 litros. Apesar de não vermos essas correntezas imaginárias, elas estão presentes e são responsáveis por boa parte das chuvas no país. Este fenômeno meteorológico, tão importante para o clima brasileiro, tem um impacto significante em nossas vidas.

    A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta.  Propelidas em direção ao oeste pelos ventos alísios, as massas de ar carregadas de umidade encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Elas se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Barradas pelo paredão de 4.000 metros, as correntes aéreas (ou rios voadores), ainda carregadas de vapor d’água, fazem a curva e partem em direção ao sul, para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e os países vizinhos. É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país.

    O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças climáticas que ameaçam alterar regimes de chuva em escala mundial, é hora de analisarmos melhor os serviços ambientais prestados pela floresta amazônica antes que seja tarde demais.

    No site do Projeto Rios Voadores você pode acompanhar a chegada deste fenômeno em certas cidades monitoradas, além de entender mais sobre os estudos realizados com a parceria de vários pesquisadores brasileiros, tudo com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental desde 2007.

    Domingo, 31 de março de 2013

    Fonte: Expedição Rios Voadores/Petrobras

  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    9 + = dezesseis