• 12 de novembro – Dia do Pantanal
  • Hoje é comemorado o dia do Pantanal, maior planície alagável de água doce do planeta, Patrimônio Natural da Humanidade, Reserva da Biosfera, de belezas mil. 

    Em 2005 o Pantanal perdia seu maior protetor: o ambientalista Francisco Anselmo de Barros, conhecido como Francelmo. Em ato de coragem, o ambientalista ateou fogo ao próprio corpo como forma de protesto durante um movimento contra a implantação de usinas de álcool e açúcar no planalto da Bacia do Alto Paraguai.

    Em 2008 foi aprovada a moção que cria o dia 12 de novembro como o Dia do Pantanal pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) em homenagem a Francelmo. Mas, depois de sete anos, o Dia Nacional do Pantanal ainda não é devidamente reconhecido pela sociedade e pelas autoridades. Além disso, o bioma ainda sofre constantes ameças, que a cada período muda de personagens.

    pantanal

    Maior planície alagável do planeta, o Pantanal ocupa uma área de 158.592 quilômetros quadrados, mas a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, responsável pela sua formação é muito maior. Ao todo, a bacia transfronteiriça abrange uma área de 624.320 km2, sendo aproximadamente 62% no Brasil, 20% na Bolívia e 18% no Paraguai, com recursos hidrológicos importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente três milhões de pessoas.

     

  • em Blog + Eventos
  • Deixe uma resposta


    + 9 = catorze