• Você já viu um Ovo de Polvo?
  • Quando uma fêmea está pronta para acasalar, ela libera uma substância química na água que atrai os machos. Eles seguem esta substância até a fêmea, onde muitas vezes eles vão lutar entre si pelo direito de acasalar com a fêmea. Às vezes, a fêmea pode acasalar com mais de um macho. A mesma substância química que atrai os machos faz com que eles parem de comê-la – o canibalismo é comum entre estes animais.

    Uma vez que se tenha decidido com quem será o acasalamento, o macho transfere os pacotes de esperma chamados “espermatóforos” para a fêmea usando seu terceiro tentáculo (que não possuem ventosas). A fêmea armazena estes, e então constrói uma cova sobre saliências em pedras ou corais e veda sua entrada. Uma vez que esta é completa, ela coloca os ovos e os fertiliza  com o espermatóforo. Um polvo fêmea bota centenas de milhares de ovos de uma só vez, e todos eles pendem no teto de sua cova.

    317919_534098903277792_1451580731_n

    A partir dali,  passa os próximos meses protegendo os ovos evitando o ataque de predadores até que os filhotes nasçam. Ela garante que as bactérias e algas não crescem sobre eles, e ela sopra água entre eles para garantir um suprimento de oxigênio constante.Mesmo depois do nascimento, ela os vigia enquanto se alimentam de plâncton até que estejam desenvolvidos o suficiente para explorar o mar por si mesmos.

    Como esse processo às vezes leva muito tempo, a mãe não tem tempo de se alimentar e acaba comendo um de seus próprios tentáculos para sobreviver. Ainda assim, ela geralmente morre nas mãos de um predador logo depois que a “missão” está completa, porque fica muito fraca para se defender de ataques.

    Fonte: HypeScience
    Terça-feira, 04 de dezembro de 2012.
  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    4 − = três