• Macropinna microstoma: o peixe com cabeça transparente
  •  

    Macropinna microstoma é a única espécie de peixe do gênero Macropinna e pertence ao grupo dos peixes chamados “Barreleyes”*. Foi descoberto na década de 30, mas só foi fotografado vivo em 2004. Pesquisadores do Instituto de Preservação do Aquário da Baia de Monterey, Califórnia,  desvendaram um mistério de meio século sobre os peixe com olhos tubulares e uma cabeça transparente. Desde que o M. microstoma foi descrito em 1939, os biólogos marinhos sabiam que seus olhos tubulares eram excelentes na captação de luz.

     Mas um novo estudo liderado por Bruce Robison e Kim Reisenbichler mostra que esses olhos incomuns podem girar dentro de um cúpula transparente, preenchida de fluido, que “cobre” a cabeça do peixe. Isto permite que estes olhos tubulares possam procurar uma presa em potencial e também focar o que está em sua frente quando está comendo. A descrição e desenhos da espécie não mostrava essa característica, e os autores acreditam que esta é uma estrutura frágil e seria destruída no momento em que os peixes foram trazidos à superfície nas redes.

    M. microstoma tem uma pequena boca, o que sugere que seja muito preciso e seletivo em capturar suas presas; e seus sistemas digestivos são muito grande, o que sugere que possa comer uma grande variedade de animais. A maior parte do seu corpo é coberta de grandes escamas. Normalmente paira quase imóvel na água, a uma profundidade de cerca de 600 metros até 800 metros, usando as suas grandes barbatanas para a estabilidade e com os seus olhos apontados para cima. Em condições de pouca luz assume-se que o peixe detecta as presas pelas suas silhuetas.

     

    *”Barreleyes” são pequenos peixes abissais (vivem em grande profundidade), da família Opisthoproctidae, também conhecidos como peixe fantasma. Este nome quer dizer “olhos de barril” em inglês, pois possuem olhos tubulares que são geralmente voltadas para cima.

     

    Fonte: MBARI

  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    6 × = seis