• População COM luz e SEM água
  • Brasil: 95% da população têm eletricidade, mas só 58% têm água na zona rural, diz Banco Mundial.

    img_agua_zona_rural_gestão

    O Brasil já supera a Argentina com a maior cobertura de energia elétrica (95% de alcance) entre dez países avaliados pelo Banco Mundial na América Latina. Este crescimento deve-se principalmente pela maior participação do setor privado na distribuição de energia. No entanto, a taxa de emprego do setor caiu em todos os países analisados.

    Foi lançado em junho deste ano o documento intitulado “Descobrindo o que impulsiona o desempenho dos serviços de utilidade pública”, sobre o estudo dos serviços públicos na América Latina e Caribe, com dados provenientes na área de eletricidade, abastecimento de água, saneamento e telecomunicações, tanto públicos como privados, em toda a região. O relatório analisa profundamente os serviços antes, durante e depois da participação privada.

    De acordo com o estudo, o Brasil é de longe o país mais produtivo nas telecomunicações de linha fixa. Como em outros países analisados, o crescimento aconteceu depois da participação do setor privado. Sobre a distribuição elétrica, a taxa de emprego diminuiu nas telecomunicações com a entrada do setor privado, mas a cobertura das linhas fixas aumentou.

    6862169480_4c74679e61_o

    No entanto, ainda há uma divisão nítida entre a cobertura rural e urbana dentro dos países para ÁGUA, eletricidade, estradas e telecomunicações. As taxas de cobertura nas áreas rurais tendem a ser muito menores do que a média.

    O Banco Mundial ressalta que o setor privado, por si só, não traz a solução. O governo, na dupla qualidade de regulador e provedor de serviços, tem papel central na melhoria do desempenho das utilidades. Os órgãos reguladores independentes são elementos críticos e precisam ser transparentes, responsáveis e livres de interferência política. As empresas estatais necessitam um mecanismo sólido de responsabilização, com uma diretoria executiva independente, trabalhadores com perfil técnico, políticas de divulgação e mecanismos de avaliação do desempenho.

    Fonte: Água BrasilONU Brasil

    Segunda-feira, 11 de novembro de 2013.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    2 + oito =