• Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
  • O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias surgiu quando um australiano de nome Lan Kiernan resolveu fazer uma volta ao mundo de barco e viu a quantidade de “lixo” nos oceanos. Quando voltou contou para os amigos o que viu e então fizeram um mutirão de limpeza.

    limpeza_praia

    A ação ganhou força quando os Estados Unidos começaram a participar e hoje é um programa internacional de educação ambiental com 156 países participantes anualmente. O evento é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em todo o mundo, com o objetivo de recolher, analisar e catalogar o lixo. É realizado sempre no terceiro sábado de setembro.

    2013 – 21 de Setembro

    2014 – 20 de Setembro

    2015 – 19 de Setembro

    2016 – 17 de Setembro

    Em 2016 haverá alguns eventos de limpeza espalhados por todo o Brasil. Conheça alguns e participe:

    Guarujá

    O Instituto Gremar GREMAR atua desde 2004 na Baixada Santista monitorando os impactos antrópicos que afetam os animais marinhos e promovendo a reabilitação dos animais feridos.

    Para maiores informações:
    eambiental.gremar@gremar.org.br

    clique aqui

    Ilhéus

    O Instituto Marola, em Ilhéus-BA participa há mais de 10 anos desta atividade. Veja a programação do Instituto Marola para 2016:

    08h – Concentração – na praça da praia do Sirihyba – sede do Marola
    Estaremos nas seguintes praias:
    1. Parque de Olivença
    2. Prainha
    3. Batuba
    4. Cai n’ Água
    5. Sirihyba

    Coleta em pontos específicos de cada praia – caminhão da prefeitura recolherá. Retorno para um lanche na praia do Sirihyba.

    Saiba mais: Instituto Marola.

     

    Rio de Janeiro

     Com seu Projeto Limpeza Na Praia – Instituto Aqualung – clique aqui

    Demais Estados

    Celebrando 02 anos sucessivos de Dia mundial da Limpeza de Rios e Mares no Brasil, o Programa Na Praia e a REDEMAR estará oferecendo diversas Conferências sobre o tema na Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

    Para saber mais: REDEMAR

    Então marque na sua agenda o dia e mãos à obra!!!!

  • em Blog + Eventos
  • 3 respostas para “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”

    1. ARLETE VIEIRA DA SILVA disse:

      Faço parte de uma associação chamada de Instituto Marola, no bairro Olivença, cidade de Ilhéus, na Bahia e há mais de 10 anos realizamos – participamos desta atividade.
      Já estamos com a programação deste ano.

      Estou socializando para reforçar a ação
      um abraço

      Arlete
      Instituto Marola

    2. Olá, aqui na cidade de Rio das Ostras -RJ, eu e meus amigos da praia, a maioria surfistas convivemos diariamente com a praia e vimos a necessidade de criar mutirões para limpeza. Sempre que podemos estamos criando eventos para estimular a todos aqui da cidade a preservação e a necessidade da coleta do lixo nas praias. Te convido ara dar uma olhadinha em nossa página no facebook. Deixe Somente Pegadas

    Deixe uma resposta


    × seis = 48