• Jardins flutuantes que limpam águas poluídas
  • Imagine um sistema simples de jardins flutuantes capaz de limpar rios totalmente poluídos e sem expectativa de melhoria na qualidade da água. Agora isso pode ser possível graças a um sistema criado por uma empresa escocesa que alia a estética com a funcionalidade ecológica.

    Com mais de 20 anos de experiência, a Biomatrix Water é uma empresa de tecnologia ecológica que trabalha principalmente no setor da água. Com base em Moray, na Escócia, ela atua em pesquisa, construção e operação de projetos em todo o mundo, fornecendo produtos e serviços para atender a crescente demanda por tecnologia ecológica da água que é simultaneamente funcional, atraente e sustentável. Vários projetos já foram instalados nos Estados Unidos, Reino Unido, Filipinas, Índia e China.

    O sistema da Biomatrix funciona com obra de engenharia flutuante de baixo custo que pode ser instalada em reservatórios, canais e lagos contaminados. Além disso, ainda pode ser adaptada para outros usos, como pontes flutuantes, ilha de habitat de pássaros, passarelas, obras de arte públicas ou sítio de ancoragem de barcos totalmente integrados ao sistema de tratamento.

    Estas ilhas flutuantes ativas e bordas de rios e canais podem ser projetadas para criar um habitat ideal para a vida selvagem. São ideais para a população de aves aninharem e viverem e os peixes são capazes de procurar abrigo e habitat para alimentar entre as raízes das plantas. Outras espécies que se beneficiam deste sistema da Biomatrix são tartarugas, rãs, lontras e borboletas. A diversidade de plantas que vivem nas ilhas acrescentam beleza e atraem muitos polinizadores!

    Alguns exemplos de sucesso abaixo:

    O Canal Paco na cidade de Manila, Filipinas, que antes era completamente cheio de esgoto e lixo, deixando o local inviável para caminhar, além do perigo de doenças. Foi então instalado um sistema de ilhas com mais de 110 metros quadrados, acompanhado da revitalização do entorno.

    canal_before

    canal_after

    53834f22ea3734.24140253

    O Rio Brent em Hanwell, Reino Unido, possuia as margens totalmente desprotegidas de vegetação ciliar. Neste caso, a Biomatrix foi encarregada de fornecer proteção das margens para restaurar uma seção de concreto vertical do rio, criando novos habitat sem obstruir o fluxo ou a navegabilidade da hidrovia.

    ANTES

    hanwell2-edge_web

    DEPOIS

    hanwell3-edge_web

    Leia também: Histórias inspiradoras: exemplos de rios urbanos despoluídos 

    Fonte: Hypeness & Biomatrix

    Facebook Biomatrix

    Domingo, 24 de agosto de 2014.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    8 + = treze