• Guardião do Rio Atibaia
  • Rubens Godoy (ou “seu Rubens”) tem 81 anos e até hoje cuida do Rio Atibaia, na região de Campinas, interior de São Paulo. Conhecido como o Guardião do Rio Atibaia ele navega todos os dias desde 1946 para recolher lixos que encontra ao longo do seu percurso.

    Barbeiro por profissão mas que já foi palhaço e ator, esse apaixonado pela natureza e pelo rio tem um olhar distante quando conversa com você. Parece que volta ao passado e relembra, com muita clareza, de como era a qualidade do rio há 30, 40 anos atrás. Sujeito tranquilo, carismático, piadista dos bons, é impossível ficar ao lado de seu Rubens sem dar boas risadas. Todas as manhãs ele vai até a Associação de Remo de Sousas em Campinas e navega com seu barco catraia por cerca de 6 quilômetros, desde 1946, mas justifica: “Quando chove não, porque o remo fica mais pesado”.

    Ele viu, “in loco”, o rio perder sua saúde ao longo dos anos. Viu peixes que hoje não aparecem mais e viu também o leito do rio receber inúmeros tipos de lixos e poluentes. Em um passeio com ele é possível observar diversos efluentes despejando esgoto de casas diretamente nas águas do Atibaia sem nenhum tipo de tratamento.

    Ele participa de eventos realizados por ONGs que promovem ações de limpeza simbólica do rio, recebe homenagens, tem até uma medalha Chico Mendes, conta histórias de como tudo começou e fala sobre a sua preocupação com a preservação das águas do rio que abastece inúmeras cidades da região, na tentativa de conscientizar as pessoas da necessidade de cuidar da natureza.

    Sua história e exemplo de vida, por si só, já sensibiliza e encanta as pessoas. Ao conversar com ele você espera que a prosa não acabe e vai se sentindo parte do processo e entende como é fácil agir em benefício da natureza.

    Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.

    Fonte: Ecoreserva

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    × sete = 63