• Fontus: a garrafa que transforma ar em água
  • Uma boa dica para os ciclistas: conheça o Fontus, um dispositivo em formato de garrafa criado pelo estudante de design industrial Kristof Retezar, capaz de transformar o ar em água enquanto se desloca na bicicleta. Apesar de ser ainda um protótipo, já chegou às finais de um concurso internacional e espera-se que venha a ser produzido no futuro. Ideal para quando a sede aperta e se esqueceu da garrafa de água em casa quando saiu para dar um longo passeio.

    10404441_827565927292824_8732347256667704069_n

    O Fontus é capaz de recolher a umidade contida no ar, através do princípio de refrigeração termoelétrica, condensá-la e armazená-la como água potável de forma segura. O dispositivo pode armazenar até 0,5 l de água em um hora de pedalada nas condições climáticas adequadas.

    “Meu objetivo era criar um dispositivo pequeno, compacto e auto-suficiente , capaz de absorver a umidade do ar, de separar as moléculas de água das do ar e armazenar  água em estado líquido em uma garrafa.”, diz Kristof em sua página.

    O sistema possui dois filtros que impedem a entrada de partículas ou pequenos insetos e filtram o ar para assegurar que a água esteja pronta para o consumo.

    fontus-water-bottle-designboom02

    Fonte: James Dyson Foundation

    Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2015.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    nove − 6 =