• Dia Nacional da Espeleologia
  • Você sabe o que é a Espeleologia?

    Espeleologia (do latim spelaeum, do grego σπήλαιον, “caverna”, da mesma raiz da palavra “espelunca”) é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos do tipo.

    A geologia, geografia, hidrologia, biologia (bioespeleologia), climatologia, arqueologia e química são algumas das ciências que contribuem para o conhecimento espeleológico. Os estudos espeleológicos apoiam-se frequentemente em levantamentos topográficos. A simples exploração ou visita das cavernas está por vezes associada à espeleologia, embora não se deva confundir com esta ciência.

    Cavernas são encontradas em todas as partes do mundo, mas apenas uma pequena parte delas já foi explorada, catalogada e mapeada por espeleólogos. Os sistemas de cavernas documentados são muito mais freqüentes nos países onde a espeleologia e a exploração turística ou esportiva são mais populares há muito tempo (como os Estados Unidos da América, França, Itália e o Reino Unido).

    O Brasil é pioneiro no cadastro e gerenciamento de cavernas na América Latina. A distribuição conhecida de cavernas tende a mudar muito, à medida que a exploração de áreas cársticas por espeleólogos evolui.

    Saiba mais: Sociedade Brasileira de Espeleologia

    Leia também: Encontrada a maior caverna do mundo

  • em Blog + Eventos
  • Deixe uma resposta


    1 + = quatro