• O Engolidor Negro
  • O “Engolidor Negro” ou “Grande-engolidor” (Chiasmodon niger) é um peixe conhecido por se alimentar de outros peixes muito maiores que seu próprio corpo (com até 10x seu peso e 2x o seu tamanho).

    Possui ampla distribuição em águas de clima tropical e subtropical e é uma espécie abissal, vivendo em uma profundidades de 700-2.700 metros.

    Como indicado pelo seu nome, o engolidor-negro é de cor escura e seu corpo é alongado com ausência de escamas, medindo no máximo 25 cm. A espécie se alimenta de peixes ósseos, que são engolidos inteiros. Especula-se que o engolidor-negro capture suas presas pela cauda, e, em seguida, “caminha” suas mandíbulas sobre a presa até que esteja totalmente enrolada no interior do estômago.

    A maioria dos espécimes foram coletados após uma tentativa de engolir presa grande demais ao ponto de não ser digerido antes da decomposição e a liberação de gases acaba forçando o engolidor a subir para a superfície. Na foto abaixo tirada em 2007 o engolidor mede 19 cm e tentou engolir uma cavala de 86 cm.

    Fonte: Wikipedia

    Quarta-feira, 28 de agosto de 2013.

  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    cinco × = 40