• Economize ÁGUA de maneira simples
  • Estamos enfrentando uma estiagem histórica em 2014. Reservatórios quase secos e à míngua. Volume morto é só no que se fala no momento.

    De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

    Com tanta escassez podemos tentar reduzir nosso consumo de água no dia a dia de formas bem simples. Quer saber como?

    Algumas dicas:

    No Banheiro

    -Não utilize o vaso sanitário como lixeira.

    Não acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuas a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga.  Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
    Lugar de lixo é no lixo. Jogando no vaso sanitário você pode entupir o encanamento. E o pior é que o lixo pode voltar pra sua casa.

    -Reduzindo o banho para economizar.

    Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
    No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

    -Escovar os dentes com a torneira desligada.

    Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

     No Quintal

    -Limpe seu quintal com uma vassoura, sem usar a mangueira.

    Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.

    -Lavar o carro com uma mangueira por 30 minutos consome, em média, 560 litros de água.

    Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

    -Substitua a mangueira por um regador para cuidar das plantas.

    Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!

    Na Cozinha

    -Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida.

    Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágüe. Você pode deixar a louça de molho na pia, com água e detergente, antes de lavar. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. 

    -Com a água utilizada para ferver macarrão, regue as plantas.

    Aproveite a água de uso na cozinha (ao lavar saladas e outros alimentos) para regar plantas do quintal. Armazene esta água em bacias ou potes.

    Ao lavar roupas

    -Deixe a roupa suja acumular para lavar a maior quantidade possível de uma vez.

    Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.

    -No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa a roupa.

    Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

    -Reutilize a água da lavadora e do tanque.

    Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão. Algumas máquina modernas já vêm com um programa de reutilização de água. Mesmo que a sua não tenha é só colocar o cano de saída d água em baldes e bacias.

    Simulador de Consumo

    Torneira de lavanderia aberta por meia hora. Quanto gasta?

    Simule o consumo, tanto em casa quanto em apartamento, em diversas situações do dia a dia.

    No site da Sabesp é possível utilizar um simulador de consumo. Clique aqui

    Fonte: Sabesp/Catraca Livre


    LEIA TAMBÉM

    -Adote o Combate ao Desperdício

    -Faça um coletor de água da chuva

    -Dicas para economizar água

    -Dispositivos inteligentes para reduzir consumo de água

    -Banho de ar: economia de água

    Quinta-feira, 02 de outubro de 2014.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    5 − um =