• Redução no consumo de água com dispositivos inteligentes
  •  

    A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, inclusive o homem, e indispensável também como recurso para produção, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Embora 70% da superfície terrestre seja coberta pela água, somente 1% está disponível para o consumo humano. Por isso, a água de beber como recurso, é finita e corre cada vez mais risco de acabar.

    Pensando nisso, algumas empresas criaram dispositivos que auxiliam na economia de água. Com um pouco de criatividade e disposição é possível inserir dentro de casa,  dispositivos que auxiliam na redução do desperdício de água. Citamos aqui algumas desta ideias inovadoras:

    Waterpebble

    Um designer britânico, Paul Priestman, lançou um pequeno aparelho chamado de Waterpebble, que mede a quantidade de água que você usa durante seu banho. O dispositivo é redondo e, quando colocado no chão do box, monitora e alerta sobre a quantidade de água que já foi consumida durante o banho. Ele sinaliza com as luzes verde, amarela e vermelha o quanto de água já foi utilizada. O aparelho cria um código de uso de água com base no primeiro banho, ou seja, ele terá como base para alertar o usuário sobre seu consumo o tempo do seu primeiro banho. A luz verde significa que o usuário ainda pode consumir mais água, a amarela alerta que seu tempo embaixo do chuveiro está se esgotando e, a vermelha indica que o usuário deve desligar o chuveiro imediatamente.

    Sloan® AQUS® Greywater System & Profile 5

    A empresa Sloan Valve criou um sistema  simples e capaz de evitar que 19 mil m3 de água potável escorram, literalmente, ralo abaixo todos os anos. O Sloan® AQUS® Greywater System filtra a água que cai pelo cano da pia e a reaproveita no vaso sanitário. O sistema pode ser facilmente instalado em qualquer sanitário. A água que cai da pia passa por um filtro que limpa e retira as partículas mais pesadas, que depois vai para um depósito localizado em baixo do lavabo. Quando alguém utiliza a descarga do vaso, um dispositivo bombeia a água que estava armazenada para o tanque do vaso e a utiliza na próxima descarga.

    Outro equipamento que visa melhorar a eficiência e racionar o uso de água é o Profile 5, criado pela empresa australiana Caroma. A pia fica localiza em cima do vaso e a água utilizada para lavas as mãos segue direto para o reservatório da descarga. Além de otimizar espaço, o sistema garante economia de até 70% da água utilizada no banheiro. A empresa ainda foi a primeira a ganhar a nota 5 em economia de água na Austrália e é membro de conselhos ecológicos tanto no Canadá quanto nos EUA.

    Washit

    Chuveiros e máquinas de lavar estão entre os principais responsáveis pelos gastos de água que uma casa costuma ter. Pensando nisso, quatro designers turcos desenvolveram a Washit, um chuveiro inteligente que consegue reaproveitar os recursos gastos durante o banho para lavar roupa. A invenção possui um sistema de encanamento fechado com duas bombas de água, um aquecedor, uma unidade de armazenamento e três filtros de água: de carbono, dejetos orgânicos e químicos. A água usada enquanto uma pessoa se limpa é filtrada e o líquido é transportado para um tanque de armazenamento. Depois disso, ela pode ser usada novamente para lavar roupa ou para o próximo banho.

     

    Regulador de Vazão

    O restritor de vazão é um dispositivo fácil de encontrar e de instalar em torneiras de casa. Como o nome indica, um dispositivo de restrição/regulação de fluxo de água limita a quantidade de saída de água de uma torneira. Ele foi projetado para limitar a quantidade de líquidos que saem de uma torneira ou outro distribuidor, por exemplo para lavar a louça ou tomar banho. Estes dispositivos são econômicos e podem ser úteis na redução da conta de água. Torneiras com alta pressão tendem a ejetar grandes quantidades de água, muitas vezes mais do que o necessário para a realização de tarefas como lavar as mãos ou tomar banho.

     Fonte: EcoD

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    − quatro = 2