• Dia do Livro: 29 de outubro
  • Neste dia tão especial, a Amanari listou 10 livros sobre o tema ÁGUA e seu uso sustentável que estão disponíveis para leitura. Confira:

     1. Livro “Administrando a água, como se fosse importante”

    Administrando a água como se fosse importante: gestão ambiental e sustentabilidade (2005) de Ladislau Dowbor e Renato Arnaldo Tagnin (Orgs.). Essa coletânea de artigos reúne especialistas e estudiosos de diversas áreas que deixam aqui sua contribuição para uma compreensão mais ampla do desafio que é gerir os recursos hídricos de maneira economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. O título dessa coletânea não é mera ironia provocativa: se por um lado revela a debilidade com que temos tratado, na prática, os desafios ambientais, por outro sugere que a gestão séria é possível, uma vez reconhecida, de fato, a importância de bem tão essencial. Para mais detalhes clique na imagem.

    2. Livro “A água”

     

    Livro infantil do escritor C. Vance Cast. A história é contada pelo cientista mirim Eugênio com uma linguagem lúdica e simples. Para mais detalhes clique na imagem.

     3. Livro “Água, Conservação e Cultura”

    Produzido pelo fotógrafo Adriano Gambarini e pela jornalista Laís Duarte, o livro Água, Conservação e Cultura reúne mais de 130 fotos tiradas em diferentes países que revelam a presença da água nas mais variadas situações e paisagens. Para mais detalhes clique na imagem.

     4. Livro “O Valor da água – Primeiros resultados da cobrança nas Bacias PCJ”

     

    O livro escrito pelos jornalistas Liana John e Pyr Marcondes enfatiza o cuidado com a água nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A publicação contou com o apoio das equipes da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ e do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, no estado de São Paulo. Seu acesso é gratuito. Clique na imagem para fazer o download.

    5. Livro “A questão da água no Nordeste”

    Lançado em 2012, este livro é fruto de trabalho colaborativo entre a Agência Nacional de Água (ANA) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e visa colocar à disposição da sociedade brasileira uma série de informações sobre a dinâmica dos recursos hídricos no Nordeste, seus avanços, fragilidades e desafios, de forma a subsidiar análises e processos decisórios pertinentes. Seu acesso é gratuito. Para mais detalhes clique na imagem.

    6. Livro “Sustentabilidade do uso da água nos trópicos e subtrópicos”

    Os organizadores do livro são de Universidades brasileiras e da Universidade de Kassel, na Alemanha: Carolina Bilibio, da UFLA, Brasil, e Universidade de Kassel, Alemanha; Oliver Hensel, da Universidade de Kassel, Alemanha, Jeferson Francisco Selbach, da UFMA, Brasil, e José Roberto de Souza Almeida Leite, da UFPI, Brasil. Este livro, que está em seu quarto volume, pretende reunir experiências sobre recursos hídricos superficiais e subterrâneos; bacias hidrográficas; geração de energia; monitoramento climático; uso e manejo da água na irrigação; legislação e administração pública; abastecimento de água potável e saneamento; degradação ambiental e impactos sobre a saúde. Seu acesso é gratuito. Para mais detalhes clique na imagem.

    7. Livro “Política de Águas e Educação Ambiental”

    Editada pelo Ministério do Meio Ambiente, a publicação foi organizada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), por meio da Coordenação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, com o apoio da CTEM/CNRH, e das secretarias de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do MMA. O livro é organizado em quatro capítulos e traz reflexões sobre os desafios para a educação ambiental na gestão hídrica, enfocando metodologias para atividades dialógicas (capítulo 1), projetos e políticas (capítulo 2), gestão de águas e EA (capítulo 3) e abordando algumas das várias exitosas experiências no país, destacadas no quarto capítulo, denominado Saberes e Cuidados em Ação. Seu acesso é gratuito. Clique na imagem para fazer o download.

     8. Livro “Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação”

     Esta 3ª edição do livro tem organização e coordenação científica de Aldo Rebouças, Benedito Braga e José Galizia Tundisi. Contém 22 artigos de 31 especialistas em diversas áreas vinculadas direta ou indiretamente ao uso e conservação dos recursos hídricos do país. Para mais detalhes clique na imagem.

    9. Livro “Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água”

    O livro visa apresentar os principais fundamentos teóricos da qualidade das águas naturais e de consumo humano, bem como aspectos relacionados às suas características físicas, químicas e biológicas, à poluição e à contaminação dos distintos tipos de mananciais passíveis de serem utilizados para abastecimento. Nesta 3ª edição, são também contemplados tópicos concernentes aos indicadores de qualidade de água. Neste contexto, papel de relevo conferiu-se ao Índice de Qualidade de Água (IQA) que, com algumas adaptações, tem sido empregado como balizador da saúde ambiental dos corpos d´água em diversos países desde seu desenvolvimento no início dos anos 70. A obra destina-se a disciplinas inseridas na estrutura curricular de cursos de graduação – especialmente, as engenharias Civil e Ambiental -, programas de pós-graduação e a profissionais de empresas de consultoria e de concessionárias de abastecimento de água envolvidos em projetos e operação de estações de tratamento. Para mais detalhes clique na imagem.

    10. Livro “Reúso de água”

    Livro escrito com o apoio do Núcleo de Informação em Saúde Ambiental da USP trata de assuntos importantes para o futuro da sociedade. A água é um bem extremamente útil e abundante, ainda considerada barata, e em boa parte do mundo, gratuita. Mas esse quadro de fartura deve mudar e, em um curto espaço de tempo, a água deverá tornar-se escassa. Uma das alternativas que se tem apontado para o enfrentamento desse problema é o reúso de água, importante instrumento de gestão ambiental do recurso água e detentor de tecnologias já consagradas para a sua adequada utilização.

    Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    − seis = 2