• Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
  • Este dia é celebrado anualmente no dia 17 de junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas.

    Histórico

    A situação dramática da população de diversos países africanos, assolada pela seca, fome e guerra, vem mobilizando a Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década 60. Esta situação se agravou na década de 70, com grandes movimentos migratórios e intensos processos de devastação ambiental em toda a África, especialmente na região sul do deserto do Sahara. Nesta época, o mundo inteiro começava a acompanhar as imagens do deslocamento de milhares de refugiados africanos, exibidas pela mídia, em busca de terra, alimentos e paz.

    Esse processo destrutivo passou, então, a ser chamada de desertificação. Constatou-se, logo em seguida, que tal fenômeno não ocorria exclusivamente na África, mas se estendia a todos os outros continentes (com exceção da Antártica), principalmente em países com clima árido e semiárido. Era o início do entendimento, por parte da comunidade internacional, de que a desertificação deveria ser encarada como um problema em escala mundial.

    desertificacao

    O Brasil e a Desertificação

    O Brasil tem uma variedade de climas que impõe desafios proporcionais ao tamanho da nossa nação – definidos pelas diversidades de solos e altitudes e também pelo arco de latitudes, desde o Equador até regiões meridionais. Parte do território brasileiro apresenta uma condição climática caracterizada por períodos de seca prolongada e chuvas concentradas, onde predominam os climas semiárido e subúmido seco.

    Ao longo dos anos, a ocupação humana e a exploração dos recursos naturais vêm impactando as regiões secas do país, provocando a degradação da terra, a perda da cobertura vegetal nativa e a redução da disponibilidade de água. A intensificação de tais processos levou crescentes frações dessas regiões à condição de áreas degradadas segundo um fenômeno conhecido como desertificação.

    Fonte: Ministério de Meio Ambiente/Gestão Territorial

    Segunda-feira, 09 de junho de 2014.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    dois × = 2