• Cápsula biodegradável é nova aposta para plantio de sucesso em regiões semiáridas
  • A empresa Land Life Company desenvolveu uma tecnologia de baixo custo que possibilita que plantas e árvores cresçam em condições áridas, revitalizando ecossistemas e comunidades. Chamada de COCOON (casulo, em português), esse sistema é 100% biodegradável e foi projetado para suportar uma muda de planta pelo seu primeiro ano crítico, fornecendo água e abrigo para produção de estrutura radicular saudável e profunda.

    Árvores foram plantadas com o sistema COCOON em mais de 20 países e e a empresa garante que obtiveram taxas de sobrevivência de 80-95%.

    Dentre as vantagens do sistema, há garantia baixo custo – 10 vezes mais barato do que o plantio tradicional de árvores; ser 100% biodegradável – COCOON se dissolve em substrato orgânico para a planta; e a baixa manutenção – após o plantio, sem necessidade de acompanhamento de irrigação ou manutenção.

    A cápsula

    A cápsula (COCOON) possui três itens em seus sistema:

    – Reservatório de Água

    – Micorrizas

    – Proteção da Árvore

    Possui um reservatório de água 100% biodegradável feito de uma pasta de papel reciclado e selado com um revestimento de cera orgânica para garantir a vedação durante o primeiro ano de uso. Esse reservatório é preenchido de água apenas uma vez durante o plantio, a qual é transportada aos poucos para a árvore usando linhas como pavios. À medida que se degrada e esvazia ao longo do tempo, os poços rasos remanescentes servem como microbacia para coletar o escoamento superficial durante os períodos de chuva. Além disso, o reservatório degradado torna-se substrato orgânico com melhoria para a qualidade do solo.

     

    Land_Life_Company

    As micorrizas (associação simbiótica existente entre certos fungos e raízes de algumas plantas) são adicionadas ao solo que envolve as raízes da planta. Elas aumentam a área de absorção de umidade e nutrientes do solo em torno de 100 a 1.000 vezes. As micorrizas também liberam enzimas no solo que dissolvem nutrientes difíceis de capturar, como nitrogênio orgânico, fósforo e ferro geralmente fixados no complexo do solo.

    mycorrhizal_fungi

    Uma proteção cilíndrica é colocada ao redor da muda de árvore para proteger a planta contra o sol, ventos dessecantes e animais menores que se alimentam da planta jovem.

     cCocoonficus.2

    O plantio

    O processo de plantio é parte integrante do sucesso do COCOON, que consiste em várias etapas:

    1. Inspeção e seleção do local de plantio. O solo e o terreno são analisados para avaliar a fertilidade do solo e para determinar se são necessárias alterações no solo, por exemplo, estabelecer um nível mínimo de material orgânico ou neutralizar o excesso de concentrações de elementos.

    2. Seleção de espécies apropriadas. Para selecionar a árvore ou planta corretamente, consultamos especialistas locais. As espécies nativas adaptadas às condições locais são geralmente preferidas.

    3. Fornecimento de mudas de alta qualidade. Trabalhamos com viveiros locais para fornecer mudas de qualidade, tamanho e resistência adequadas ao projeto.

    4. Logística e infra-estrutura do plantio. O planejamento do projeto envolve o projeto do mapa de plantio, definindo o abastecimento de água e a distribuição dos COCOONs, identificando infra-estrutura adicional e máquinas de abastecimento e / ou mão-de-obra para o plantio.

    5. Execução. Durante o plantio dos COCOONs, a equipe da empresa fornece supervisão e apoio no solo.

    6. Monitoramento (opcional).  A equipe da empresa pode apoiar o monitoramento de projetos usando a tecnologia de sensores sem fio, bem como o acompanhamento no solo.

    A produção

    A Land Life Company tem uma parceria de inovação com a Fasergusswerk (Polônia), para diminuir continuamente os custos e melhorar o desempenho do COCOON. Para projetos de até poucos mil hectares, produziremos os COCOONs na Alemanha e enviamos globalmente. Para projetos maiores, construiremos e operaremos linhas de produção localmente.

     

    Para saber mais entre nos site da empresa Land Life Company aqui

    Fonte: Land Life Company

    Quarta-feira, 03 de janeiro de 2017,

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    oito − = 2