• As 10 maiores cachoeiras do Brasil
  • A maior cachoeira do Brasil é a do Eldorado, localizada na Serra do Curupira-AM, reclama sua posição como a primeira colocada por possuir a maior queda livre de água do país. Muitas vezes a cachoeira do Aracá pode ser mencionada como sendo a maior do Brasil, no entanto, ela não possui queda livre e sim corredeiras.

    O “Projeto Cachoeiras Gigantes” tem o arrojado objetivo de mapear e medir as maiores cachoeiras do Brasil, de acordo com critérios internacionais de classificação, e publicar o resultado deste trabalho em forma de um livro-guia. A ideia do projeto é ter uma fonte completa e confiável de informações sobre as grandes quedas naturais do país. O Projeto está percorrendo todos os cantos do Brasil e a cada momento atualiza as informações sobre cachoeiras, ou seja, muita coisa pode mudar no ranking.

     

    Conheça as maiores cachoeiras do Brasil, nessa lista que ainda está sendo atualizada:

    1ª Colocação – Cachoeira do El Dorado – 353 metros

    Também conhecida como Cachoeira do Rio Pai Nosso, está localizada no Igarapé Preto, extremo norte do estado do Amazonas. É possível visitá-la o ano inteiro, sendo a melhor época de abril a setembro, no período de chuvas.

    2ª Colocação – Cachoeira de Fumaça – 340 metros

    Localizada entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, no estado da Bahia, a queda d’água está incrustada na Chapada Diamantina. Recebeu esse nome porque, pela altura da queda, a água evapora-se antes de atingir o solo, formando um panorama visual como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação pode estar completamente seca.

    3ª colocação – Cachoeira da Boa Vista – 310 metros

    Está situada em um cânion, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre as inúmeras quedas d’água deste cânion, a Cachoeira da Boa Vista não é a mais alta, mas é a mais impressionante. A medição da cascata foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em junho de 2016.

    cachoeira_da_boa_vista

    4ª colocação – Cascata do Risco Verde – 293 metros

    Está situada em um cânion, no interior do município de São Francisco de Paula-RS. O volume de água, no dia da medição, era pequeno, parecendo um risco no meio do paredão verde. A medição da cascata foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em maio de 2016.

    foto-rafael-sgari

    5ª colocação – Cachoeira Véu de Noiva – 288 metros

    Localizada no Cânion Itaimbezinho (RS/SC), no Parque Nacional de Aparados da Serra, essa cachoeira é uma das 5 grandes quedas d’água existentes neste cânion. A medição desta cachoeira foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em fevereiro de 2016.

    cachoeira_veu_de_noiva_-_itaimbezinho

    6ª colocação – Cachoeira do Tabuleiro – 273 metros

    A Cachoeira do Tabuleiro está situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro-MG. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. A Cachoeira está situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente.

    7ª Colocação – Cachoeirão – ~270 metros

    Localizada na Chapada Diamantina-BA.

    8ª Colocação – Cascata Água Branca – 259 metros

    A Cascata Água Branca está situada em um cânion, no interior do município de Maquiné-RS. A medição da cascata foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em maio de 2016.

    cascata_agua_branca

    9ª Colocação – Cascata Diagonal – 257 metros

    A Cascata Diagonal está situada na Cânion Boa Vista, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre as inúmeras quedas d’água deste cânion, a Cascata Diagonal não é a mais alta, mas é a mais camuflada no gigantismo do cânion. A medição da cascata foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em junho de 2016.

    10ª Colocação – Cachoeira do Jatobá – 248 m

    Pouco conhecida, é a maior cachoeira de Mato Grosso. Situada no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O nome da cachoeira é devido a grande quantidade de jatobás na região.

    cachoeiradojatoba

    De acordo com Leomar Teichmann, do Projeto Cachoeira Gigantes, ainda falta a medição de muitas cachoeiras para se chegar num ranking definitivo. Por exemplo, as cachoeiras do Cânion Montenegro (RS) têm, pelo menos, três cachoeiras muito altas, com mais de 300 metros. E há relatos de que o Monte Roraima possui duas altíssimas cachoeiras, com alturas que superariam facilmente os 400 metros, nas nascentes do Rio Cotingo.

    Essas são apenas algumas das cachoeiras que possivelmente serão incluídas na lista das maiores cachoeiras do Brasil. Ainda, segundo Leomar, para se ter uma ideia de “quão desconhecidas são as grandes cachoeiras do Brasil, a magnífica Cachoeira do Tabuleiro [sexto lugar atualmente], com seus impressionantes 273 metros, não deve ficar nem entre as 25 mais altas do país”.

    *______*______*

    Fonte: Wikipedia e Cachoeiras Gigantes

    Sexta-feira, 16 de setembro de 2016

  • em Blog
  • 4 respostas para “As 10 maiores cachoeiras do Brasil”

    1. Olá!

      Estamos realizando o mapeamento e a medição das verdadeiras cachoeiras gigantes do Brasil.
      Posso adiantar que o ranking acima já está com inúmeras alterações.
      Vejam mais em http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes.

    2. OTONIEL DE ANDRADE disse:

      Incluam a do monte Roraima que é citado nesta reportagem contendo mais de 500 mt.
      https://www.youtube.com/watch?v=O2MdI5H1ZgU

    Deixe uma resposta


    − dois = 0