• Dia da Caatinga
  • Dia 28 de abril comemora-se o Dia da Caatinga.

    A palavra Caatinga vem do tupi: ka’a [mata] + tinga [branca] que significa mata branca por causa do aspecto de sua vegetação durante as épocas de seca. Sua vegetação sertaneja sobrevive em épocas de estiagem e em razão disso sua casca é dura e seca, conservando a umidade em seu interior. Assim, a região é caracterizada por uma vegetação herbácea tortuosa, com grupos de plantas cactáceas, o famoso mandacaru, amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, juazeiro e o xique-xique.

    A Caatinga apresenta três estratos, o arbóreo de 8 a 12 metros de altura, arbustivo de 2 a 5 metros e o herbáceo abaixo de 2 metros. As folhas das plantas são finas ou inexistentes.

    Muitos pesquisadores argumentam que seja mais apropriado classificar a caatinga como Domínio Morfoclimático e não como Bioma. Esta é a concepção do geógrafo Aziz Ab’saber que diz que o Brasil apresenta 6 diferentes tipos de domínios (ecossistemas), que são definidos a partir das características botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas. Entre eles, a Caatinga é o menos estudado.

    Fonte: Netnature

    dia_caatinga

  • em Blog + Eventos
  • Deixe uma resposta


    + dois = 7