• Aquecimento global e a extinção dos machos
  • Em 10 anos, se a temperatura continuar subindo, nascerão apenas tartarugas marinhas fêmeas. É o que afirma uma equipe de pesquisadores do Global Change Biology Exactly, conforme matéria publicada na Conservation Magazine

    O sexo das tartarugas é determinado pela temperatura da incubação. Temperaturas mais altas produzem mais fêmeas e isso gera preocupação, pois com o aquecimento global, podemos ter os machos em extinção. O motivo dessa mudança de temperatura afetar a determinação sexual não é ainda bem compreendido. Para ter um maior entendimento do fenômeno, os pesquisadores estudaram a conexão entre determinação de  gênero e  temperatura nas praias do Caribe colombiano e panamenho. Nesses locais, as tartarugas marinhas correm maior risco.

    Por três períodos de desova – em 2005, 2006 e 2007 – a equipe enterrou sensores na areia onde os quelônios enterram seus ovos, em diferentes profundidades, registrando a temperatura a cada 30 minutos. Em seguida, compararam a temperatura do local com o sexo do animal recém-nascido. Eles estimaram que 92% das tartarugas nessas desovas eram fêmeas. Comparando os dados coletados com a previsão climática para os próximos anos, eles descobriram que as tartarugas fêmeas serão as únicas a nascer dentro de 10 anos.

    Para assegurar a maior reprodução dos machos, a tartaruguinhas poderão se refugiar em algumas partes mais frescas dos ninhos ou em praias em que a areia não esquente. Os pesquisadores estão auxiliando nesta parte e estenderam lonas pretas sobre os ninhos para fazer sombra e  protegê-los do calor. O método foi eficiente na redução da temperatura dos ninhos, produzindo uma proporção bem maior de animais do sexo masculino sem comprometer o desenvolvimento dos ovos. Futuramente, em casos extremos, talvez seja necessário uma maior intervenção humana para mudar a temperatura da incubação de modo a produzir mais tartarugas macho.

    Domingo, 04 de novembro e 2012.

    Fonte: revista samuel

     

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    dois − = 1