• Alergia à água?
  • A Urticária Aquagênica é um tipo extremamente raro de urticária, sendo algumas vezes descrita como uma alergia. Mas não se trata de uma reação alérgica com liberação de histamina, como outras formas de urticária. Na realidade, é uma hipersensibilidade a íons encontrados em água não-destilada.

    As vítimas dessa alergia estão sujeitas a erupções cutâneas de gravidade variável toda vez que entram em contato com a água. Seja na hora de lavar a mão, o rosto, tomar banho ou entrar no mar, ou até por seu próprio suor e suas lágrimas. Nas pessoas afetadas, água sobre a pele provoca urticária em 15 minutos, podendo este efeito demorar até 2 horas para desaparecer.

    A incidência é de 1 em 230 milhões de nascimento, com  cerca de 40 casos no mundo todo. Por isso, aquela coceira pós-banho não é a urticária aquagênica e chama-se colinérgica. Ela pode ser desencadeada não só pela utilização excessiva da água quente como por estresse ou outros problemas emocionais, assim como pela realização de exercícios.

    A Urticária Aquagênica ainda não tem cura e nem tratamento.

     

    Fonte: Wikipedia

  • em Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    × um = 6