• Por que São Paulo sempre sofre com alagamentos?
  • Ano após ano é sempre o mesmo assunto nos noticiários em época de chuva: “a cidade de São Paulo voltou a registrar problemas por conta da chuva…”  Os alagamentos viraram parte da rotina nessa época do ano.

    Com a chuva tornando o dia-a-dia na cidade cada vez mais impraticável, é possível que você já tenha se perguntando de onde vem tanta água e como é possível que ela não escoe totalmente sem alagar as ruas. Uma das respostas seria a falta de consciência da população no descarte adequado do lixo, muitas vezes jogado nos rios e nas ruas, que acabam entupindo os bueiros. Com a chuva, os bueiros e galerias entupidos não conseguem dar vazão para escoar toda água e resultam nas inundações. 

    O documentário Entre Rios oferece outra visão interessante sobre o motivo pelo qual São Paulo se transforma em dezenas de rios. A resposta é simples: porque eles voltam a surgir exatamente onde estavam há 100 anos atrás. A cidade foi fundada em torno dos rios, o Anhangabaú e o Tamanduateí, e a colina onde SP foi erguida tinha localização privilegiada justamente por ser ladeada por tanta água.

    ENTRE RIOS from Caio Ferraz on Vimeo.

    O documentário defende que, com a hidrografia da cidade tão profundamente alterada pra dar lugar às grandes avenidas e abrir espaço pra revolução do transporte, a natureza agora procura tomar de volta o que um dia foi seu por direito. Qual sua opinião?

    Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    nove × = 54