• Afluente do Rio Descoberto é limpo no DF
  • Mais de cem sacos de lixo foram retirados de um córrego no Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento do DF

    O Rio Descoberto nasce dos córregos do Barracão e Capão da Onça, em Brazlândia, e divide o Distrito Federal do estado do Goiás pelo lado oeste. Sua importância está no fato de ser represado e formar o lago Descoberto, responsável por aproximadamente 60% da água utilizada para o abastecimento de Brasília.

    Por sua importância, a bacia do Descoberto foi transformada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Mas isso não tem impedido as ameaças. “O problema da região é o não cumprimento das normas, principalmente no que se refere ao loteamento e parcelamento de áreas agrícolas, que depois vão se transformando em centros urbanos. É muito difícil gerir as ameaças, principalmente devido a pressão política e falta de estrutura de órgãos ambientais responsáveis por gerir e fiscalizar a APA”, explica Márcio Borges, gerente de proteção de mananciais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Descoberto e da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, uma ação de limpeza em um córrego afluente do Rio Descoberto.

    A ação de limpeza, que teve a participação de 40 pessoas, contou com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal, da Coordenadoria de Cidades e das administrações regionais de Taguatinga e Ceilândia. O objetivo foi fazer a limpeza do lixo acumulado dentro da mata e no córrego Currais em Taguatinga. Foram recolhidos mais de cem sacos de lixo.

    Mutirão de limpeza

    Segundo o chefe da APA do Planalto Central, Lídio Santos, a realização desse mutirão é o primeiro passo para a solução de um problema. “Temos que fazer um trabalho de conscientização da população para a importância da preservação do Rio Descoberto e o descarte correto do lixo”, disse.

    Fonte: ICMBio e Terra da Gente

    Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    5 × = quarenta