• A tartaruga e o inquillino
  • Esta tartaruga é uma espécie de água doce e só foi descrita por cientistas em 1994 no Rio Mary, na região de Brisbane, Austrália. Elusor macrurus é considerada endêmica deste rio australiano e é classificada como ameaçada de extinção pelo governo do país. Devido a  forte pressão sofrida por esta espécie provocada pela comercialização de exemplares em pet shops, sua população apresentou um decréscimo de até 95 % nas últimas décadas.

    Ela se alimenta principalmente de macrófitas aquáticas, que representam cerca de 79 % de sua dieta e pode chegar a até 42 cm de comprimento. Uma característica exclusiva da tartaruga do Rio Mary é a cauda dos machos, que pode medir quase dois terços do comprimento da carapaça. A cauda possui arcos hemais, uma característica perdida em todas as outras tartarugas modernas. É provavelmente uma característica derivada, mas a sua função ainda não é compreendida. Outra característica única são os barbilhões excepcionalmente longos sob a mandíbula.


    Uma curiosidade sobre a tartaruga do Rio Mary é que ela geralmente não está sozinha. Algas verdes encontraram um ótimo habitat e passaram a colonizar o topo da cabeça deste animal e a sua carapaça. Este é um exemplo da interação ecológica chamada de inquilinismo, onde há benefício apenas a uma das espécies envolvidas na interação. Neste caso, apenas as algas são beneficiadas por necessitarem de um substrato, já para tartaruga é indiferente.

    _______________________________________________________________________________________________________

    Glossário

    endêmico = espécies de animais ou plantas que se desenvolveram numa região restrita;

    macrófitas = plantas aquáticas que vivem em brejos e em ambientes verdadeiramente aquáticos (incluindo os corpos de água doce, salobra e salgada);

    arcos hemais = peças ósseas da vértebra caudal formando um canal por onde passam os grandes vasos sanguíneos

    barbilhões = filamento carnoso que sobressai pelos cantos da boca com função olfativa ou gustativa.

    _______________________________________________________________________________________________________

    Veja o site completo sobre a espécie aqui (em inglês).

    Sexta-feira, 11 de janeiro de 2012.

  • em Blog + Você Sabia?
  • Deixe uma resposta


    9 − = seis