• Dia Mundial da Água
  • O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 19933. Desde então, todo ano este dia é destinado a discussões sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

    dia_agua

    Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano, água e empregos: investir em água é investir em empregos.

    A UN-Water anunciou o tema do Dia Mundial da Água de 2017. Neste ano, o assunto que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo será Águas Residuais – Wastewater. Popularmente conhecida como ‘esgoto’, é aquela água cujo volume teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. O retorno dessa água ao meio ambiente deve necessariamente sofrer tratamento de modo que ela volte a apresentar qualidade e limpeza adequadas para que seja lançada no corpo receptor (rio, lago ou mar) sem causar danos à saúde e ao ecossistema.

    No ano que vem, o tema do Dia Mundial da Água será Soluções Naturais para a Água.

    A UN-Water é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento. Acesse a fanpage da UN-Water no Brasil aqui.


    Águas de Março

    A Agência Nacional de Águas (ANA) criou o hotsite “Águas de Março” que, desde 2007, tem a finalidade de abrigar os eventos estaduais, municipais e de organizações ligadas aos recursos hídricos. É uma forma de organizar, num único espaço virtual, os eventos ligados à temática da água definida anualmente pela ONU e comemorada mundialmente, além de se tornar fonte de informação e difusão de boas práticas relacionadas à água.

    Capture


    Fórum Mundial da Água em 2018 no Brasil

    Brasília, que concorria com Copenhague (Dinamarca), foi eleita em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), em Gyeongju (Coreia do Sul), para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018.

    O fórum ocorre a cada três anos e é o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos. A campanha brasileira apresentou o tema ‘Compartilhando Água’, para integrar os assuntos discutidos nas edições anteriores do evento, dando continuidade aos debates já realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos.

    Vamos aguardar.

    Fonte: Agência Nacional de Águas

                  Portal Brasil

    Sexta-feira, 13 de março de 2015.

  • em Blog + Eventos
  • Deixe uma resposta


    × 9 = setenta dois