• 2013 – Ano Internacional da Cooperação da Água
  • A ONU instituiu 2013 como Ano Internacional da Cooperação da Água.  O crescimento da demanda por água e dos desafios de gestão levaram, em fevereiro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamarem o ano comemorativo, visando à conscientização.

    Print

    A iniciativa pretende alcançar cinco objetivos:

    1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água; 2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água; 3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água; 4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013; 5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

    Em janeiro deste ano especialistas do mundo todo se reuniram em Saragoça, Espanha, para discutir a melhor forma de implementação da agenda. A cooperação pela água assume muitas formas, desde a parceria por meio de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhadas, até o intercâmbio de dados científicos, à parceria em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável através de redes urbanas.

    O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, deseja encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso aos recursos hídricos.

    agua-final

     

    Conte suas propostas para o manejo adequado de água à ONU

    O Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, lançou nesta segunda-feira uma consulta global sobre qualidade e desperdício de água. A ideia é que qualquer pessoa envie sua proposta de de manejo da água e que poderá ser adotada pelas Nações Unidas, beneficiando milhões de pessoas.

    A discussão online está aberta a qualquer pessoa, até 17 de fevereiro, que queira compartilhar visões e propostas para melhorar o manejo da água. O objetivo da consulta é a criação da agenda de desenvolvimento pós-2015, ano em que termina o prazo das Metas do Milênio. No fim de fevereiro, será realizada em Genebra uma reunião de alto nível sobre o tema, onde serão compartilhados os resultados do debate na internet.

    Fonte: EcoD Quinta-feira, 17 de janeiro de 2013.

  • em Blog
  • Deixe uma resposta


    três + 8 =